Como fazer uma pesquisa em base de dados
A pesquisa em bases de dados tem se firmado como a fonte mais utilizada de informações para trabalhos científicos. Com o crescimento da Faculdade, do Congresso Universitário, dos Grupos de Estudo e das Ligas, o aluno se vê cada vez mais obrigado a procurar referências bibliográficas em bases de dados. A pesquisa na verdade é muito simples, mas sempre surgem dificuldades quando se trata de computadores. Portanto, aí vai, um tutorial básico para aquele aluno que não consegue achar nem o 'q' no teclado...
Autor - Marcos Cajueiro Fernandes (XXIX)Revisão e Assessoria - Giancarlo Dall´Olio (XXX), Eduardo Joaquim Lopes Alho (XXIX), Plínium (Internet Freak).
Não vou passar pelo básico da navegação na Internet (estou pressupondo que se o internauta chegou até aqui, é porque entende do assunto); caso contrário, procure um tutorial sobre navegação na Internet antes de começar a ler esse. Achei melhor fazer uma narração na 1ª pessoa, porque além de ter dificuldade com dissertações (hehehe) creio que não fica tão formal. Optei também por usar um exemplo de pesquisa direto, o que na minha opinião facilita o aprendizado. Vamos então a ele:
O Site de origem das bases de dados que eu escolhi foi a Bireme (http://www.bireme.br) por ser um dos mais fáceis de usar, bem como um dos mais conhecidos.
Após digitar o endereço na janela de navegação do Internet Explorer, Netscape Navigator, ou qualquer que seja o programa que você usa, a seguinte página será exibida:
figura 2
O usuário, entre uma série de opções que não serão discutidas aqui, deverá então selecionar "pesquisa em bases de dados" como indicado na figura 2. A próxima tela a aparecer permite que o usuário escolha entre uma série de alternativas, entre as quais estão LILACS, AdSaúde, MEDLINE, PAHO, etc. Clicando no triângulo com uma exclamação dentro ao lado, tem-se uma informação mais detalhada sobre cada uma dessas bases de dados. Nessa pesquisa, vamos usar a MEDLINE.
figura 3
A próxima tela mostra o formulário de pesquisas, no caso o formulário livre. Há 3 tipos de formulário: o livre, o avançado e o básico. Aqui vamos usar o avançado, que permite um maior refinamento na pesquisa. Deve-se então selecionar o modo avançado de formulário como mostrado na figura 4.
figura 4
No formulário avançado há uma série de ferramentas que facilitam (ou dificultam) a pesquisa a ser realizada (figura 5). Vamos passo a passo por cada uma delas:
1 - Base de Dados - No caso da MEDLINE especifica uma determinada época da base de dados, como mostrado na figura 6.
2 - Pesquisar - Onde as palavras relacionadas à pesquisa devem ser colocadas.
3 - no Campo - Tipo de pesquisa. Exemplo - pode-se usar "transplante" como palavra ou descritor do assunto e "Português" como idioma da pesquisa a ser realizada.
4 - Índice - O índice é uma lista de palavras que se relacionam somente ao campo. Vamos supor que o usuário não esteja achando a palavra "transplant"; pode ir até o índice e localizar a grafia correta da palavra em inglês (transplantation).
5 - Conjunções - De alternativa (ou - or), de adição (e - and) e de exclusão (e não - and not). Refinam mais ainda a pesquisa, excluindo ou adicionando palavras relacionadas ou não.
figura 5
figura 6
Vamos então à pesquisa de exemplo.
Nós desejamos ver todos os artigos que tenham em seu conteúdo algo sobre transplante renal e só queremos artigos em português que foram publicados entre 1996 e 2000. Em base de dados (1) selecionamos MEDLINE_1996-2000; no campo 'Pesquisar' (2) colocamos 'transplante' no 1º quadro, 'renal' no 2º quadro e 'Português' no 3º quadro. Na ferramenta 'no campo' (3), deixamos marcado 'Palavras' para 'transplante' e 'renal', enquanto que para 'Português' deve-se selecionar 'Idioma'. Por último devemos selecionar and (e) para as três palavras da pesquisa, visto que queremos artigos sobre transplante E renal E em português. Veja na seqüência a figura relacionada à pesquisa que fizemos:
figura 7
O resultado da pesquisa é o ponto final e mais importante dela. Deve-se saber selecionar os artigos de importância maior e deixar de lado artigos de menor impacto. Essa parte não depende de técnica, apenas de bom senso e discernimento do autor. A página de resultados não tem muito segredo, mas de qualquer forma, vamos lá: todos os dados da pesquisa realizada podem ser visualizados na parte de cima da página de resultados (Base de Dados, palavras pesquisadas) bem como o número de referências encontradas.
figura 8
No caso de serem encontradas 2 ou mais referências, é recomendável selecionar as mais importantes no quadrinho "seleciona", pois o próprio site guarda as suas escolhas para serem mostradas quando for solicitado (sua seleção - figura 9). O botão "para imprimir" mostra uma tela em preto e branco, sem figuras, pronta para impressão, o que é importante para uma futura visita à biblioteca à procura dos artigos (figura 10). O botão "Fotocópia" redireciona o usuário para uma página onde podem ser feitos pedidos de fotocópias em casa (útil para quem está fora de São Paulo).
figura 9
figura 10