Autor(a): Patricia Logullo
Alguns princípios importantes a serem seguidos na formatação de referências no "estilo Vancouver":
1. o leitor do artigo deve ser capaz de localizar o trabalho citado: portanto, a referência deve trazer todos dados necessários e a digitação de cada referência deve ser conferida com o original para evitar erros que possam confundir o leitor. Erros comuns ocorrem na grafia dos nomes dos autores e nos números do volume, do ano e das páginas iniciais e final da referência
2. a abreviação dos nomes dos periódicos citados deve ser feita de acordo com a listagem do Index Medicus, disponível em
3. Na citação de documentos publicados em páginas da internet, o endereço completo da localização do documento deve ser citado e não apenas o da página principal. Ao digitar o endereço citado no seu programa de navegação na internet, o leitor deve ser levado diretamente ao documento citado, sem precisar procurar, ele mesmo, pelo texto. O título do texto deve ser mencionado e, sempre que existente, seu autor. Instituições podem ser autoras. Alguns trabalhos não têm autor definido: a referência começa, nesses casos, pelo título do texto.
O formato das referências
http://www.nlm.nih.gov. O documento do consenso de Vancouver não indica o que fazer na citação de jornais não indexados. O Nutritotal considera que, nesses casos, esses periódicos devem ser citados por seus nomes completos, sem abreviaçãoNo "formato Vancouver" as referências a artigos publicados em periódicos são "montadas" da seguinte maneira:
1. sobrenomes dos seis primeiros autores seguidos de suas iniciais, separados, um autor do outro, por vírgulas. Se houver mais de seis autores, inserir uma vírgula e a expressão "et al.". Ponto
2. título do texto citado. Ponto
3. abreviação (segundo Index Medicus) ou nome completo da revista. Ponto. Ano de publicação. Ponto e vírgula
4. Volume. Dois pontos
5. Página inicial e página final do artigo.
Exemplo:
Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.
A maior parte das revistas inicia a numeração das páginas no primeiro número de um volume, que normalmente dura um ano. Cada volume contém vários números ou fascículos, a depender da periodicidade da publicação. Exemplo: uma revista trimestral com 100 páginas por fascículo inicia o primeiro fascículo do volume 34 com a página 1. O segundo fascículo ou número, publicado três meses depois, se inicia da página 101 e vai até a 202. O terceiro, na página 203 e o quarto, na 304. Quando a revista citada não utiliza esse sistema (ou seja, quando reinicia a numeração de suas páginas a cada fascículo), o formato Vancouver exige que seja citado entre parênteses, após o volume, o número do fascículo. A data de publicação também pode ser mencionada após o ano para facilitar a recuperação do texto nas bases de indexação.
Exemplo:
Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.
O formato Vancouver NÃO admite:
1. ponto-e-vírgulas para separar nomes de autores
2. pontos para separar iniciais de autores
3. destaques em negrito ou itálico.
No "formato Vancouver", as referências a capítulos de livros são "montadas" da seguinte maneira:
1. sobrenomes dos autores do capítulo seguidos de suas iniciais, separados, um autor do outro, por vírgulas. Ponto
2. título do texto citado. Ponto
3. a expressão "In:"
4. sobrenomes dos autores do livro seguidos de suas iniciais, separados, um autor do outro, por vírgulas. Vírgula. A expressão "eds." (que indica "editores do livro"). Ponto
5. Título do livro. Ponto*
6. Cidade onde o livro foi publicado. Dois pontos.
7. Nome da editora (companhia). Vírgula
8. Ano de publicação.
*No caso de livros em segunda ou subseqüentes edições, "2a edição" deve ser indicada, depois de uma vírgula, logo após o título do livro.
No caso de textos disponíveis na internet, o "formato Vancouver" obedece aos seguintes princípios gerais:
1. mencionar os autores do texto sempre que for possível identificá-los, mesmo que seja uma ou várias instituições
2. mencionar o título do texto ou da tabela de dados citada
3. descrever o tipo de texto citado entre colchetes. Exemplo: [base de dados na internet] ou [monografia na internet]
4. no caso de artigo de periódico, usar a abreviação oficial (do Index Medicus) de seu nome. No caso de monografias ou outros, mencionar os nomes das instituições responsáveis pela publicação, após o local (cidade). Exemplo: Brasília: Ministério da Saúde
5. mencionar a data em que o documento foi acessado ou lido pela internet, ou seja, "citado em…"
6. mencionar o endereço completo onde o documento pode ser acessado diretamente pelo leitor, após a expressão" disponível em".
Referência (s)
International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE). Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication. Updated outubro 2004. [citado em 01 de setembro de 2005] Disponível em: http://www.icmje.org.