Relatório de Pesquisa

O Relatório de Pesquisa é o documento que mostra como o projeto foi executado, que dados foram coletados e como esses dados foram analisados e que resultados podemos extrair deles. Sendo assim, o projeto deve ser retomado no relatório, não mais como proposta de trabalho, mas como relato da realização desse trabalho.

Sendo assim, o relatório deve constar de:

Normalmente, fazem parte de um relatório de pesquisa as seguintes partes:

Identificação
Introdução
Fundamentação teórica
Objetivos
Metodologia
Análise dos dados e Resultados
Considerações finais
Referências bibliográficas

Comentário sobre cada uma delas:

§ Identificação – capa

- Nome da Instituição

- Título do trabalho

- Nomes completos do(s) autor(es)

- Local e data


§ Introdução – Explique o que você pesquisou, ou seja, o seu objeto de pesquisa. Como na justificativa do projeto, convença seu leitor de que sua pesquisa é relevante. Faça um pequeno histórico dessa idéia, conte de onde ela surgiu e porquê. Mostre, sutilmente, para seu leitor que seu trabalho merece ser lido.


§ Fundamentação teórica – Apresente o aparato teórico que deu suporte à sua pesquisa, que te ajudou a levantar hipóteses e a estabelecer seus objetivos. Esclareça conceitos importantes; apresente, discuta e posicione-se a respeito de diferentes visões ou abordagens; mostre que você conhece o que se diz sobre o assunto, discutindo questões polêmicas ou problematizando algumas delas e explicite sempre seu posicionamento nessas discussões.


§ Objetivos – A partir dessa reflexão teórica apresente seus objetivos e suas hipóteses nesse trabalho. Objetivos geralmente aparecem em forma de itens que geralmente começam com verbos: ex.: verificar a influencia de x em y; com base em x propor uma tipologia de Y;, entre outros. As hipóteses, por sua vez, são apresentadas de forma resumida e seguidas de breves justificativas (ex.: acredita-se que ... uma vez que ...)


§ Metodologia – Essa parte vai variar muito dependendo do objeto de trabalho, mas normalmente especifica os seguintes aspectos:

- Sujeitos da pesquisa – quem são, faixa etária, sexo, grau de escolaridade, diferenças entre os grupos, etc.

- Método de coleta de dados (procedimentos) – que materiais foram usados, como os dados foram coletados, etc.


§ Análise dos dados e resultados – apresentação dos dados em tabelas e/ou gráficos, seguidas de reflexões teóricas sobre eles, a fim de fazer generalizações, tecer explicações, corroborar ou refutar as hipóteses e responder à questão proposta para a pesquisa. Verifique se os objetivos propostos para a pesquisa estão sendo devidamente contemplados. Se for o caso, proponha na discussão dos resultados, uma reestruturação da teoria. Como você, muito provavelmente, não vai conseguir explicar tudo o que seus dados mostram, nem resolver todos os problemas teóricos, este é o momento de você apresentar para seu leitor os questionamentos que ainda restam e que poderão ser investigados em futuras pesquisas.


§ Considerações finais (ou conclusões) – Raramente chegamos realmente a conclusões muito definitivas, por isso, em muitos casos é melhor tratar de considerações finais e deixar a conclusão para os casos em que realmente ela ocorrer. Dadas às particularidades e restrições de cada pesquisa, normalmente, o que temos são indícios, tendências e não conclusões. Nesse fechamento da sua pesquisa, retome os objetivos propostos na introdução, faça um breve resumo do que foi feito e apresente as suas principais conclusões, (que são conseqüência do que foi feito e não tiradas do acaso).


§ Referências bibliográficas

- Liste, em ordem alfabética (pelo sobrenome do autor), as obras citadas no trabalho.

- Não devem constar nessa lista as obras que foram apenas consultadas.

- Siga as normas ABNT.

© 2011 AJTRABALHOS: Relatório de Pesquisa | Todos os direitos reservados - Designed by Riptors