Revisão Bibliográfica

1- Porque fazer a pesquisa bibliográfica?

Na fase inicial da elaboração de um protocolo de investigação é necessário fazer a revisão bibliográfica do assunto com os seguintes objectivos:

- Saber se alguém já publicou as respostas às nossas questões, para decidir da pertinência de repetir uma investigação com objectivos idênticos;

- Saber quais os métodos utilizados em investigações similares, para decidir sobre o melhor método a utilizar;

- Quando pretendemos enveredar por um estudo de desenho experimental ou analítico, no qual pomos hipóteses sobre a associação entre variáveis, a revisão bibliográfica permite enquadrarmos o nosso estudo num modelo de causalidade e, assim, diferenciar quais serão as variáveis de exposição, de resposta e, sobretudo, as variáveis interferentes. Estas variáveis interferentes (sejam elas de confusão ou apenas modificadoras do efeito), deverão ser identificadas logo no início do estudo através do que já é sabido sobre o assunto. Isto possibilitará desenhar adequadamente o estudo de forma a controlar estas variáveis, não deixando que as mesmas confundam os nossos resultados .

2- Como fazer a pesquisa bibliográfica?

A revisão bibliográfica, em primeiro lugar, deverá ser efetuada nos livros de texto e tratados, de forma a enquadrar o melhor possível o problema a investigar.

No entanto, quando queremos fazer investigação, é também obrigatório ler aquilo que há de mais actual sobre o assunto, e isto só se encontra em revistas periódicas ou através da consulta de teses de doutoramento em mestrados. A questão é saber onde estão os artigos que nos interessam no meio das dezenas de milhares que são publicados anualmente.

Para identificar estes artigos deverá fazer a pesquisa nas fontes secundárias (publicações que indexam a informação bibliográfica de milhares de artigos, por assunto, palavras-chave, autores, revistas, etc.). Atualmente, é muito comum fazer tais pesquisas em computador, embora ainda seja possível fazê-las em publicações de papel. Estas fontes secundárias, em muitos casos, incluem os resumos dos artigos, o que possibilita obter rapidamente uma ideia sobre os artigos que nos interessam.

Estas pesquisas podem ser feitas nas próprias bibliotecas. Neste caso, temos a vantagem de ser ajudados pelo técnico da biblioteca e, podemos pedir imediatamente os artigos que queremos. As bibliotecas quando não têm os artigos, frequentemente, através de convénios com outras bibliotecas, podem fornecê-los.

Sucede que temos que ser criteriosos na nossa selecção, caso contrário, arriscamo-nos a ler demasiados artigos que não nos vão interessar e, eventualmente, a ter que pagar o envio destes artigos desnecessariamente.

© 2011 AJTRABALHOS: Revisão Bibliográfica | Todos os direitos reservados - Designed by Riptors